sábado, 19 de fevereiro de 2011

Origem dos nomes de times

Pelo campeonato carioca o Pedro Álvares Cabral enfrentará o Electro no Maracanã. E pelo Paulistão, o Argonautas joga desfalcado contra o Santos Dumont, na Vila Belmiro.

Achou estranho? Pois é, seu clube por pouco poderia ter um nome totalmente diferente do que tem hoje. Nesta matéria conto como o seu time foi batizado e por qual razão levaram a escolher o nome que possui atualmente. Afinal de contas, escolher nome para um time é como escolher nome para um filho. E é nesta fase que muitas sugestões aparecem, mas no fim das contas como só pode escolher um, tem que escolher bem. Durante a lista, coloquei esses nomes sugeridos que por quase seu time foi chamado. Como também houve clubes que receberam um nome, mas ao longo da história modificaram por alguma razão. Aos que tiveram outros nomes, coloquei os tais nomes utilizados.
Confiram e se surpreendam!

VASCO: Em homenagem ao quarto centenário da descoberta do caminho para as Índias, quatro portugueses decidem fundar, um clube de remo. Na escolha do nome, eles decidem homenagear Vasco da Gama, o responsável pela expedição marítima de 1498, a maior glória da historia da navegação portuguesa.
Nome sugerido: Pedro Álvares Cabral

FLAMENGO: Batizado com o nome do bairro em que surgira. Há uma região da Europa que se chama Flandres (na Bélgica). Quem nasce nessa região é chamado de "flamengo". Alguns acreditam que esse flamengo vem de "flame", termo que significa chama, já que os moradores dessa região são ruivos, ou "cabelo de fogo". O fato é que os navegadores Flamengos deram o nome à praia do Rio de Janeiro.

FLUMINENSE: Depois da tentativa da criação de um clube específico para a ρrática do futebol, onde deu origem ao Rio F. Club, que acabou não sendo exclusivo para o futebol , os fundadores se reuniram novamente, e com mais organização conseguiram, enfim, fundar um clube totalmente voltado para o esporte bretão e com um nome que também se remetia ao Rio de Janeiro: Fluminense.

BOTAFOGO: Dona Chiquitota, a avó de Flávio Gomes, um dos fundadores do clube, depois de escutar seu neto dizendo que ele e seus amigos iriam fundar um clube com o nome de Electro, sugeriu-o que eles deveriam homenagear o bairro onde todos eles moravam.
Nome sugerido: Electro

AMERICA: Alfredo Koehler sugeriu o nome em referência ao novo continente.
Nomes sugeridos: Rio Football Club, Praia Formosa Football Club

BANGU: Batizado com o nome do bairro em que surgira e da fábrica que lhe deu origem.

PALMEIRAS: Homenagem a Associação Athlética das Palmeiras, clube extinto que originara o São Paulo.
Nomes utilizados: Palestra Itália, Palestra São Paulo

CORINTHIANS: Cinco operários se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista" após assistirem a uma partida de uma equipe de futebol da Inglaterra que excursionava no Brasil, o Corinthian Casuals Club, e um deles, Joaquim Ambrósio, sugeriu o nome de Corinthians em referência à equipe inglesa.
Nomes sugeridos: Santos Dumont, Carlos Gomes

SANTOS: Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado a essa agremiação. Várias sugestões apareceram, mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge de Araújo e Antônio Cunha da denominação Santos Foot-Ball Club. Uma homenagem a cidade de Santos.
Nome sugeridos: Concórdia, África, Brasil Atlético, Argonautas

SÃO PAULO: Torcedores revoltados com a crise financeira do São Paulo da Floresta que para não desaparecer teve que se unir com o Clube de Regatas Tietê, uniram-se e fundaram o Grêmio Tricolor. E assim, na noite de 16 de dezembro de 1935, 250 jovens fundaram o novo e definitivo São Paulo Futebol Clube.
Nomes utilizados: São Paulo da Floresta

PORTUGUESA: Relativo às origens das cinco maiores associações de imigrantes portugueses da época que se uniram para dar surgimento ao clube.

PONTE PRETA: Homenagem ao bairro Ponte Preta em Campinas. Como o relevo da região era muito acidentado, para fazer a instalação dos trilhos foi preciso construir uma ponte da madeira e piche sobre uma vala. Enegrecida pelo piche, ela passou a ser chamada de Ponte Preta, que acabaria por emprestar o nome a todo o bairro.

GUARANI: Por estarem reunidos na praça Carlos Gomes - autor da ópera Guarany, conhecida em todo mundo e baseada no romance homônimo de José de Alecar - José Trani sugeriu que se batizasse o nome do time de Guarany Foot-Ball Club.

BOTAFOGO (SP): Depois de consumada a união entre três times de Ribeirão Preto, faltava escolher o nome do novo clube. Diz a lenda que depois de muita discussão e confusão, sem que se chegasse a nenhuma conclusão, um dos diretores declarou que botaria fogo em todos os documentos e que a fusão das equipes seria desfeita. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. Até porque, nas primeiras décadas do século, o Botafogo do Rio de Janeiro era um dos clubes mais famosos do Brasil e todos concordaram em homenagear o time carioca na hora de batizar a nova associação.

INTERNACIONAL (RS): Nome em homenagem ao Internacional então existente em São Paulo. Além de que o nome caberia perfeitamente para os princípios do clube. Os discursos ouvidos nas reuniões sempre giravam em torno de um princípio muito importante para os Poppe, família tradicional gaúcha, e para aqueles que ali estavam. O Internacional estava sendo criado para brasileiros e estrangeiros, uma clara alusão à política de discriminição dos outros dois clubes existentes em Porto Alegre, o Grêmio e o Fuss-Ball.

GRÊMIO (RS): A palavra grêmio significa a associação ou união de um grupo de pessoas em torno de um mesmo ideal ou objetivo. Alusivo a ideia de 31 rapazes que se reuniram em um restaurante no centro da capital e escreveram a ata de fundação, que depois seria assinada por todos os presentes.

CAXIAS (RS) : Enfrentando graves crises financeiras, o departamento de futebol do Grêmio Esportivo Flamengo e do Esporte Clube Juventude se fundiram para evitarem o fechamento de ambos, dando origem a Associaçao Caxias de Futebol. Mas alguns anos depois se separaram. O Juventude permaneceu com o mesmo nome de antes, porém o Caxias quis continuar usando o nome da cidade, certamente de maior apelo popular do que Flamengo, muito identificado com o clube carioca.
Nome utilizado: Flamengo

JUVENTUDE (RS): Quase todos os 35 fundadores pertenciam ao Recreio da Juventude, clube formado a partir da dissidência do Clube Juvenil, que só aceitava em seus quadros homens solteiros. O nome, além de homenagear a agremiação de origem, ratificava a condição de todos do grupo: eram jovens, acima de tudo.

BRASIL (PELOTAS): Foi batizado com o nome da pátria amada porque foi fundado no dia 7 de setembro, dia da independência do país.

CRUZEIRO: No dia 7 de outubro de 1942, em uma reunião entre sócios e dirigentes, foi aprovado o novo nome do clube: Cruzeiro Esporte Clube. Uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul, o nome do time de futebol de Minas Gerais foi sugerido pelo ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.
Nomes usados: Palestra Itália , Ypiranga (por apenas um jogo, logo numa derrota para o Atlético)

AMÉRICA (MG): Num sorteio realizado na casa de um dos fundadores, a irmã mais nova do anfitrião tiraria do chapéu um nome onde estavam as opções da cada um. O nome sorteado seria o nome do clube.
Nomes sugeridos: Riachuelo, Timbiras, Arlequim, Guarani

ATLÉTICO (MG): Diferentemente de alguns clubes que utilizam a palavra atlético como um nome do meio, a equipe desde sua inauguração teve a intenção de fazer essa o seu nome principal. O clube foi fundado com o nome de Atlético Mineiro Futebol Clube.

SAMPAIO CORRÊA (MA): Homenagem a um hidroavião que se chamava Sampaio Corrêa II que posou em São Luis em dezembro de 1922 e impressionou os fundadores do clube.

MOTO CLUBE (MA): Surgiu com o objetivo de participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, muito praticadas nos anos 30.
Nomes utilizados: Ciclo moto

NÁUTICO (PE): Nos primeiros anos de sua existência, era um clube de esportes ligados à água, especialmente o remo.

SPORT (PE): Quando o pernambucano Guilherme de Aquino Fonseca voltou da Inglaterra, trouxe a ideia de fundar um clube. O nome em inglês Sport Club do Recife é clara referência aos clubes ingleses. Mas teoricamente o que deveria prevalecer seria o nome Recife, porém a denominação Sport tornou-se a preferência entre os torcedores e popularizou a equipe com esse nome.

SANTA CRUZ (PE): Homenagem a Igreja de Santa Cruz , no bairro de Boa Vista, no Recife, que era no começo do século 20, ponto de encontro de jovens operários e estudantes da cidade.

CENTRAL (PE): Recebeu esse nome em homenagem à Estrada de Ferro Central, que passava por Caruaru e unia o Litoral ao Sertão.

PORTO (PE): Tem esse nome porque o clube foi idealizado por moradores da Rua Coronel Francisco Rodrigues PORTO.

BAHIA: Pela sugestão do jogador Gambarrota, o nome aprovado acabou sendo Esporte Clube Bahia.
Nome sugerido: Baianinho Futebol Clube

VITÓRIA: Nome em homenagem à região em que seus fundadores moravam, o Corredor da Vitória.

FORTALEZA (CE): Alcides de Castro Santos, primeiro presidente e um dos fundadores do clube, já havia fundado em 1912 um clube também chamado Fortaleza.

FERROVIÁRIO (CE): Nome derivado da ideia de funcionários da RVC (Rede de Viação Cerarense), que decidiram colocar um representante da estrada de ferro no campeontao cearense.

CEARÁ: Exatamente um ano depois da sua fundação, uma assembléia geral se reúne com dois objetivos: escolher um novo nome para a equipe e eleger a nova diretoria. Por consenso, a agremiação passou a se chamar Ceará Sporting Club.
Nome utilizado: Rio branco Foot-ball Club

ICASA (CE): O nome Icasa deriva das iniciais da empresa de mesmo nome (Indústria e Comércio de Algodão S/A), do mesmo fundador do encerrado Icasa Esporte Clube, José Feijó de Sá.

CAMPINENSE (PB): O sugestivo nome foi uma indicação do advogado Hortênsio Ribeiro, aceito por unanimidade pelos jovens bacharéis e empreendedores que o fundaram como forma de demonstrar o orgulho por sua terra natal, Campina Grande.

TREZE (PB): O nome foi escolhido já que foram treze os fundadores do clube.

BOTAFOGO (PB): Seis garotos, todos torcedores do Botafogo famoso, resolveram fundar um clube de futebol em João Pessoa. O nome e as cores foram cópias do alvinegro carioca.

CSA (AL): Centro Sportivo Alagoano - Em 1918 o time mudou mais uma vez a sua razão social e foi batizado, em assembléia geral, com o nome de Centro Sportivo Alagoano, que de imediato passou a se identificar com o povo alagoano.
Nomes utilizados: Centro Sportivo Sete de Setembro, Centro Sportivo Floriano Peixoto

CRB (AL): Clube de Regatas Brasil - O clube foi fundado por Lafaite Pacheco, ex-integrante do Clube Alagoano de Regatas, que estava insastifeito com as condições do clube.

ASA (AL) : Agremiação Sportiva Arapiraquense
Nome utilizado: Associação Sportiva Arapiraquense

CONFIANÇA (SE): Somados e unidos pelo mesmo sonho, jovens idealizadores resolvem fundar um clube de basquete e voleibol, logo após uma competição de volei.

SERGIPE: Existe até hoje a idéia de que o clube nasceu de uma facção de Cotinguiba, que, contrariada com o nome dado a este Clube, em homenagem ao rio que banha a Capital Sergipana, resolveram imediatamente convocar os "dissidentes" para fundar outro clube, com o verdadeiro nome do rio que é, realmente, "Sergipe". Entretanto, segundo um de seus fundadores, o Sr. José Couto de Farias, diz que havia a necessidade de outro clube de regatas a fim de que este esporte se desenvolvesse entre os jovens desejosos de utilizar o leito do rio tão propício às disputas de um esporte que aprenderam a gostar, quando em contactos no Sul do País.

ABC (RN): A sigla ABC é uma homenagem aos países Argentina, Brasil e Chile.

AMÉRICA (RN): Fundado um mês depois do ABC, o clube recebeu esse nome pois, segundo seus fundadores, ele homenagearia todo o continente e não só a Argentina, Brasil e Chile, como fez o ABC.

CORITIBA (PR): Quando o clube foi fundado a capital paranaense se denominava Corytiba. Tempos se passaram e o nome do município mudou para Curitiba, porém o nome do clube permaneceu inalterado.
Nome utilizado: Coritibano

ATTICO (PR): Nascido da fusão entre duas antigas equipes paranaenses, os diretores resolveram dar o nome de Clube Atlético Paranaense, obviamente como um clube surgido no estado do sul. Nada consta que o clube quis prestar uma homenagem ao Clube Atlético Mineiro.

PARANÁ: Fundado pela junção do Pinheiros e do Colorado, o nome Paraná sempre foi unanimidade, já que o Água Verde, antes de tornar-se Pinheiros, e também o Colorado, algum tempo antes, cogitaram utilizar o mesmo nome. Era, portanto, algo comum às duas correntes.

AVAÍ (SC): O nome escolhido seria Independência e o presidente seria o idealizador, o Sr. Amadeu. Eis que, atrasado para a reunião, Arnaldo Pinto de Oliveira chega e influencia o grupo a trocar o nome, já que, Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time. Como naquela época Arnaldo estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai.
Nome sugerido: Independência

FIGUEIRENSE (SC): O nome "Figueirense" foi sugerido por João Savas Siridákis. Esse nome foi defendido, pois a maioria das reuniões que tratavam da fundação da futura agremiação ocorria na localidade da Figueira, situada nas imediações das ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e adjacências.

CRICIÚMA (SC): O nome foi escolhido numa tentativa de unir os torcedores da cidade pelo time.
Nome utilizado: Comerciário

TUNA LUSO (PA): A agremiação nasceu para ser uma banda musical. Os jovens portugueses que moravam em Belém resolveram formar um grupo musical para receber os patrícios. Tuna significa orquestra popular e Luso era uma homenagem à Portugal.

PAYSANDU (PA): Por unanimidade, a assembléia escolheu Hugo Leão para presidir os trabalhos. Como líder do movimento, ele propôs a denominação de Paysandu Foot-Ball Club para a nova agremiação. O nome foi escolhido "como homenagem ao feito glorioso e heróico da Marinha de Guerra Brasileira, ao transpor o Passo do Paysandu, na guerra contra o Paraguai".
Nome sugerido: Team Negra Foot-Ball

REMO (PA): O nome foi sugestão de Raul Engelhard que estudava na Europa, no entanto foi contrariado, já que na época, remo lembrava logo a catraia, pequena embarcação a remo ou à vela tripulada por um só homem. Raul explicou a sugestão aos demais companheiros se lembrando de um clube da Inglaterra denominado de Rowing Club, e assim ficou Grupo do Remo, sendo mais tarde trocado para Clube do Remo.

GOIÁS: Homenagem ao estado em que surgira.
Nome sugeridos: Palestra Itália

VILA NOVA (GO): Entusiastas do clube amador Associação Mariana, fundado pelo padre José Balestieri, aceitaram o desafio de fundar um time para representar o bairro conhecido como a vila mais famosa, a Vila Nova, entre eles, pioneiros, além do próprio Pe. José Balestiere e muitos outros.O clube foi fundado com o nome atual, mas passou por algumas modificações até voltar ao nome original.
Nomes utilizados: Operário F.C, Araguaia, Fênix Futebol Clube

ATLÉTICO (GO): Um dos clubes do Brasil que surgiu com o nome de Atlético e que preferiu destacar a sua relação com a cidade de Goiânia ao utilizar o Goianiense, invés de Goiano, em seu nome, ao contrário dos seus xarás do Paraná e de Minas Gerais que preferiram identificar-se mais necessariamente com o estado a que pertencem. Esta é uma questão de orgulho mútuo, já que historicamente é o primeiro time da cidade.
 
OLARIA (RJ): Batizado com o nome do bairro em que surgira.

BONSUCESSO (RJ): Batizado com o nome do bairro em que surgira.

MADUREIRA (RJ): Em 1971, o Madureira Atlético Clube fundiu-se ao Madureira Tênis Clube e ao Imperial Basquete Clube. Mesmo com a fusão, o nome Madureira permaneceu, trocando–se somente o Atlético pelo Esporte.

SÃO CRISTÓVÃO (RJ): Surgiu com a denominação Club de Regatas São Christóvão. Fundiu-se ao São Christóvão Athletic Club, que se restringia apenas ao futebol. A união de ambos deu origem ao atual São Cristóvão de Futebol e Regatas.

PORTUGUESA CARIOCA:  A iniciativa de fundação do clube surgiu após dois empresários, Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, em excursão a Santos (SP), terem conhecido a Associação Atlética Portuguesa desta cidade. Luiz Souza Gomes e um grupo de negociantes e empregados no ramo de sacos vazios e usados propuseram a criação de um clube também chamado Associação Atlética Portuguesa.

PORTUGUESA SANTISTA: Encantados por terem assistidos uma partida de futebol do Hespanha Futebol Clube, os canteiros, todos portugueses, começaram a pensar na idéia de fundar uma equipe da colônia, assim como já haviam feito os espanhóis, italianos, ingleses e sírios da cidade, e após concretizarem
a ideia foi proposto o nome Associação Atlética Portuguesa.
Nomes sugeridos: Lusitano, F. C. Portugal

AMÉRICA (SP): Mesmo nome do time carioca, pois o clube nasceu como uma filial do xará mais famoso do Rio de Janeiro e que tem também o Diabo como mascote.

PAULISTA (SP): Nome herdado da Companhia PAULISTA de Estradas de Ferro, já que seus funcionários fundaram o clube.
Nomes utilizados: Lousano Paulista, Etti Jundiaí, Jundiaí

XV DE NOVEMBRO (PIRACICABA): Aceitando o convite para ser o primeiro presidente do clube, Carlos Wingeter fez apenas uma exigência: o nome do novo time teria que ser XV de Novembro, em homenagem à data marcada pela proclamação da República.
...................................................................................................................................................................

Pela quantidade de times fica impossível colocar de todos. Mas em futuras matérias colocarei de outros clubes e assim poderemos conhecer um pouco mais dessas equipes que possuem uma história tão rica.
...................................................................................................................................................................

Fontes:
Enciclopédia do Futebol Brasileiro, Ed. Lance!
Site oficiais dos clubes
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário