sábado, 12 de fevereiro de 2011

Hoje começa a Segundona do Carioca

Ídolos, craques, grandes torcidas, estádios bons, tudo isso faz parte dos principais estaduais do Brasil em especial do Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul. Pois é, mas assim como os campeonatos nacionais, os estaduais também possuem suas segundas divisões e que de longe estão fora de terem algo que mereça o adjetivo de luxo. Hoje, a série B do estadual carioca tem seu início e 21 clubes disputam somente duas vagas para a série A do ano que vem.

Diferentemente de alguns estaduais pelo Brasil afora, o regulamento até que não é um bicho de duas cabeças. Inicialmente, o campeonato contava com 24 equipes distribuídas em dois grupos, A e B, com obviamente 12 times em cada um. Os clubes jogarão entre si em turno e returno dentro do próprio grupo e os 5 primeiros do grupo A e os 5 primeiros do grupo B se classificam para a próxima fase. Na nova etapa os 10 clubes classificados formam o Grupo C e jogam entre si em turno e returno. Os dois clubes que mais pontuarem estarão garantidos para a elite do ano que vem.

Apesar do regulamento continuar na mesma, a tabela e a a quantidade de clubes ficaram alteradas devido a desistência de 3 equipes que se afastaram com pedido de licensa por acharem que não se encontram em condições de disputarem a competição. Acontece que essas três equipes faziam parte de um mesmo grupo, o B, que agora cai pra 9. Ou seja, as chances de se classificar para a próxima fase neste grupo, tornam-se muito maiores do que no grupo A que permanece com os mesmos 12.

A segundona conta com a participação de alguns clubes tradicionalíssimos que tentam à algum tempo retornarem para a primeira divisão carioca. Como por exemplo:

O Bonsucesso Futebol Clube. Aequipe leopoldinense vem ano a ano numa crescente nas campanhas na série B. Em 2009 e 2010 se classificou para as fases seguintes da competição, porém não alcançando o objetivo maior de chegar a elite. Ano passado foi o 4º colocado. Este ano, tendo em vista as boas participações dos anos anteriores e o fato de que ano que vem comemorará seu centenário, o clube rubro-anil quer acender de vez para o Cariocão séria A e tem tudo para isso.





São Cristóvão Futebol e Regatas. Diferentemente do Bonsucesso, os Cadetes a cada ano costumam mais brigar pera fugir do rebaixamento para a série C do que pra subir pra série A. Uma triste situação para uma equipe que já foi campeã do campeonato carioca da primeira divisão em 1926.









Associação Atlética Portuguesa. O clube da Ilha do Governador quer retornar para a Primeirona novamente o mais rápido possível. Dessas equipes, é a que sentiu o gosto de travar jogos com os grandes à pouco tempo. Caiu em 2007.

Também terá a participação do Friburguense Atlético Clube, equipe da região serrana que foi devastada pelas chuvas ainda esse ano, e não se pode ignorar esse fato ao pensar na condição do time para a disputa da competição. Experiente na primeira divisão, caiu ano passado depois de varios anos na elite, pode se beneficiar disto para uma boa campanha. Porém, o diagnóstico do clube na caminhada para o acesso vai depender muito das condições psicológicas e físicas dos jogadores já que muitos deles são de própria Nova Friburgo, cidade que praticamente desapareceu depois do incidente. Seu estádio Eduardo Guinle serviu de abrigo para os cidadãos que perderam tudo nas chuvas e isso, bem ou mal, prejudicou na preparação dos atletas. Mas está a opotunidade do clube colocvar novamnete nova Friburgo nos noticiários de uma maneira positiva e cá pra nós, seria uma história de vida e tanto.

Essa é a Segundona carioca que começa hoje, cheio de histórias, tradição, fatos que desconhecemos e preserverança. Particularmente, acompanho muito a Segundona, até pelo fato de ir em vários jogos do Bonsucesso, já que moro perto do estádio Leônidas da Silva, seu estádio. Posso dizer que sou um torcedor desse clube já qiue vibro demais com as vitórias do time. Geralmente os o estádio recebe bons públicos, principalmete pela boa campanha que o clube tem conseguido nos últimos anos. Sinceramente, torço para que o time suba para a série A. Acompanharei de perto isso, já que com certeza irei a alguns jogos. Hoje, estreiará fora de casa contra o Teresópolis.

Bem, mas como nem sempre torcida ganha jogo, basta esperear o final da competição para ver o que acontece. Mas vai ter que esperar muito, já que a competição é looooooooongaaaaaaaaaaa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário