domingo, 17 de julho de 2011

Japão Se Supera e Ganha Copa do Mundo Feminino

Na condição de azarão desde a primeira fase, o Japão conquistou a Copa do Mundo de futebol feminino na tarde deste domingo, em mais uma das zebras que protagonizou no decorrer do torneio. No Estádio de Frankfurt, as asiáticas venceram o time dos Estados Unidos, bicampeão mundial, após estarem atrás duas vezes no placar. Com o fim da prorrogação em 2 a 2, o país oriental fez história com uma vitória de 3 a 1 nos pênaltis.
Vinda do banco de reservas, Alex Morgan fez o que parecia ser o gol do título americano até Miyama empatar, se aproveitando de sequência de falhas da defesa adversária.
A honra de decidir parecia que caberia então a Wambach, que marcou de cabeça aos 9min do primeiro tempo da prorrogação e chegou ao seu décimo-terceiro gol em Mundiais, um a menos que as recordistas Marta e a alemã Birgit Prinz.
Mas o Japão buscou forças e conseguiu igualar mais uma vez aos a três minutos do final, com Sawa, que, com cinco gols em todo o torneio, se tornou artilheira do campeonato.
Nos pênaltis, Boxx e Lloyd desperdiçaram suas cobranças e a goleira Kaihori defendeu a penalidade cobrada por Heath, sendo Wambach a única a converter pelo lado americano.
Dentre as japonesas, apenas Nagasato chutou nas mãos de Hope Solo, mas Miyama, Sakaguchi e Kumagai, precisas, fizeram do Japão campeão mundial pela primeira vez, em um ano difícil para o país, que, em março, passou por um grave terremoto seguido por um tsunami que matou mais de 10 mil pessoas.
Na campanha, o time dos Estados Unidos começou decepcionando ao terminar na segunda colocação em um grupo com Suécia, Colômbia e Coreia do Norte. Mas se recuperou na fase mata-mata, batendo o Brasil, nos pênaltis, e a França, antes de chegar a final.
O surpreendente time japonês também ficou na vice-liderança do seu grupo, composto por Inglaterra, México e Nova Zelândia. Nas quartas de final, bateu a anfitriã e bicampeã mundial Alemanha na prorrogação. No caminho até a decisão passaram ainda pela Suécia.
 
Veja os melhores momentos:
 
 
 
FICHA TÉCNICA
 
Japão 2x2 Estados Unidos(3x1 nos pênaltis)
Gols
Japão:
Miyama, aos 36min do segundo tempo e Sawa, aos 12min da segunda etapa da prorrogação
Estados Unidos:
Morgan, aos 26min do segundo tempo e Wambach, aos 14min da primeira etapa da prorrogação
Pênaltis:
Japão: Miyama, Sakaguchi e Kumagai fizeram, Nagasato desperdiçou.
Estados Unidos: Wambach fez, Boxx, Lloyd e Heath desperdiçaram.
Japão:aihori; Kinga, Iwashimizu, Kumagai e Sameshima; Sakaguchi, Ando (Y. Nagasato), Miyama (Iwabuchi), Kawasumi e Sawa; Ohno (Muruyama)
Técnico: Norio Sasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário